You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

05
jul
05
jul

Projeto arquitetônico extraordinário que combina tradição e modernidade

5/jul/2019


Centro de Tênis Indoor, Universidade do Kuwait, Al-Shadadiya, Kuwait

Como parte do Projeto de Atividades Estudantis e Instalações Esportivas da Universidade do Kuwait (SAAF) em Al-Shadadiya, um centro de tênis coberto está sendo realizado atualmente. O centro de treinamento fornecerá aos atletas e estudantes uma área de 7.100 metros quadrados para realizar suas atividades diárias de treinamento. Além disso, o prédio também possui três andares e espaço para cerca de dois mil espectadores. Externamente, o local esportivo impressiona com seu telhado em forma de cúpula no estilo da arquitetura islâmica tradicional. A PERI planejou e forneceu uma solução específica do projeto para facilitar a execução eficiente do edifício arquitetonicamente sofisticado em forma de cúpula.

A SAAF faz parte do novo campus da Universidade do Kuwait cujos planos foram desenvolvidos em 2004. Após a conclusão, o novo campus reunirá todas as 16 faculdades da universidade e seus 40.000 alunos em um local central em uma área de 600 hectares. Um total de sete diferentes faculdades serão acomodadas na área - da Faculdade de Artes e da Faculdade de Administração até a Faculdade de Arquitetura. Além disso, os estudantes terão acesso a instalações adicionais, como o centro de tênis coberto.

A fachada do centro de tênis de 25 m de altura foi construída usando 8 alturas de concretagem. Para o posterior refinamento da fina laje de concreto armado com mosaicos Trencadis de calcário, foram considerados os recessos triangulares para a construção. Os recessos foram posicionados em diferentes alturas de até 11 m e têm até 120 aberturas circulares com respectivos diâmetros de 20 cm. Estes formam uma fina rede que permite que a luz solar natural passe através dos blocos de vidro subsequentemente integrados para o interior do centro de tênis. Como resultado, o recinto desportivo com um diâmetro superior a 80 m será iluminado de uma forma única.

Realização personalizada de um design muito individual

Para cumprir a visão da empresa de arquitetos Skidmore, Owings e Merrill (SOM), a Gulf Consultants, a Universidade do Kuwait e a empresa de construção Societé d'Enterprise & de Gestion (SEG Qatar) depositaram sua confiança na experiência dos engenheiros da PERI a área de formas de forma livre. Os engenheiros da PERI do escritório técnico do PERI Group na Alemanha projetaram os modelos de construção 3D e os planos 3D com base nos planos de construção. Para a construção do complexo, paredes de concreto armado curvas com espessuras de parede variadas entre 20 e 30 cm, foram usados ​​elementos de forma especiais 3D personalizados. No processo, os elementos que suportam cargas estáticas foram baseados na Forma de Vigas VARIO GT 24. Após o pessoal do local ter passado por um treinamento abrangente sob o olhar atento de um supervisor da PERI, a montagem das unidades de forma 3D e elementos individuais foi realizada diretamente no canteiro de obras de acordo com os planos de montagem da PERI.

Uso múltiplo das soluções de formas PERI

Os desafios logísticos enfrentados pelo empreiteiro incluíam as condições apertadas de espaço, a disponibilidade limitada de tempos de ponte rolante e as dificuldades de tempo em relação ao gerenciamento de outras atividades de trabalho, como a instalação dos assentos pré-fabricados do espectador. Como a forma das paredes curvas se repetia horizontalmente dentro de uma altura de concretagem, era possível utilizar os elementos especiais da forma várias vezes. Isso significa que foi possível usar os mesmos elementos de forma até quatro vezes em cada operação de concretagem. Isso reduziu os custos de construção e também economizou um valioso tempo de montagem no canteiro de obras.

Combinação de segurança e economia com o PERI UP

Para a realização eficiente da forma do edifício com seus requisitos arquitetônicos exigentes, as soluções de forma e escoramento da PERI foram perfeitamente combinadas entre si. Através da grelha de sistema contínuo de 25 cm ou 50 cm, bem como a possibilidade de combinar com o SRU Steel Walers retirado do Kit de Construção VARIOKIT, o Sistema de Andaime Modular PERI UP Flex na forma de uma estrutura de suporte pode ser adaptado de forma ideal para acomodar as diferentes geometrias e cargas da forma de forma livre. O sistema de escoramento também foi usado como uma plataforma de trabalho segura e estável para a equipe de construção.

Suporte de projeto individual no local

Os supervisores da PERI apoiaram a equipe de construção para garantir o manuseio eficiente e seguro dos sistemas PERI. Um gerente de projetos da PERI auxiliou o gerenciamento do local, facilitando a adesão estrita ao cronograma de construção e ao plano de custos. Ele garantiu o fluxo suave de todos os processos e atividades de trabalho na área de formas e tecnologia de andaimes - especialmente em relação à logística de entrega. Como resultado, a rentabilidade do projeto não foi assegurada apenas pelo uso otimizado específico do projeto do equipamento, mas em particular pela constante supervisão e adaptação das quantidades de material no local de trabalho. É importante ressaltar que todos os processos envolvidos no planejamento e na logística, juntamente com a montagem da forma, foram precisamente monitorados e cronometrados pelo gerente de projeto da PERI, e combinados com o processo real de construção até o último detalhe.

Contato
Martina Pankoke
+49 (0) 7309.950-1191
envie um email