You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

24
jan
24
jan

PERI DUO ganha Prêmio BAKA 2019 por Inovação de Produto

24 de jan de 2019


Excepcional solução de fôrmas para restauração de construções

A PERI, fabricante de fôrmas e andaimes com sede em Weissenhorn, ganhou o Prêmio BAKA Product Innovation 2019. Gunther Adler, Secretário de Estado do Ministério Federal do Interior, responsável pela construção e assuntos internos – juntamente com o DR. Ing. Reinhard Pfeiffer, da Messe Munchen, e o presidente do BAKA, Ulrich Zink, entregaram o prêmio na frente de 800 convidados na BAU Fair 2019, em Munique, no dia 14 de janeiro. O prêmio foi aceito em nome da empresa por Bernhard Uberle, diretor de vendas da PERI na Alemanha, e pelo gerente de vendas, Helmut Sterflinger.

Pela nova vez a Associação Federal de Renovação de Edifícios Antigos (BAKA), juntamente com a Messe Munchen, patrocinaram o concurso internacional “Praxis Altbau - Preis für Produktinnovation” (Preço para Inovação de Produto) sob os auspícios do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear. (BMU).

O vencedor do prêmio foi o PERI DUO, uma fôrma universalmente aplicável com um design leve. Seu conceito de material e produção basicamente corresponde ao princípio cradle-to-cradle. O UNO foi projetado como um sistema que pode ser usado para formar fundações, paredes, lajes, vigas e colunas. Devido ao seu design construtivo, não só o número de componentes básicos foi reduzido, mas também a quantidade de peças de conexão e conexões.

Nenhum componente pesa mais de 25 kg. Assim, o PERI DUO não requer o uso de guindaste durante a construção, nem qualquer outro meio mecânico de transporte e montagem. Graças ao seu peso leve, tecnologia de montagem simples e sem martelo, bem como o manuseio prático e intuitivo, o sistema de fôrma pode ser montado e utilizado de forma rápida, silenciosa e segura também por equipes de construção menos experientes.

Usando o DUO em projetos de restauração de construções

As diversas áreas encontradas na restauração de construções variam de terrenos baldios no centro da cidade e preservação de monumentos históricos até a reforma de infraestruturas de transporte durante enquanto estão operantes. As implicações para a execução da obra são tão variadas quanto desafiadoras. Basicamente, a tarefa é examinar a natureza física da construção existente em seu ambiente e depois fornecer o equipamento de trabalho apropriado para o respectivo projeto de construção. Além disso, o trabalho em estruturas existentes geralmente tem que ocorrer em espaços extremamente confinados. Para também poder trabalhar rapidamente em condições de espaço restrito e sem guindaste, o equipamento utilizado deve ser leve e, de preferência, ser movido à mão.

Vantagens no uso como fôrma universal e manual

Onde quatro sistemas de fôrmas diferentes são necessários para realização de fundações, paredes, lajes e colunas, a fôrma PERI DUO pode fazer isso apenas usando um sistema. Como resultado, a rápida amortização é alcançada já após um curto período de uso.

O Sistema é rápido, fácil de entender e qualquer treinamento que possa ser requerido é mínimo. Equipes de construção menos experientes também podem atingir um alto nível de desempenho e qualidade de trabalho devido à montagem quase autoexplicativa e à lógica de uso. Ao mesmo tempo, o PERI DUO é um sistema de fôrma realmente leve e manual, em termos de peso e tamanho dos elementos. Para locais de construção onde o espaço é escasso, a possibilidade de ser capaz de fazer a concretagem sem a necessidade de um guindaste ou outras ferramentas de elevação e transporte, garante grandes vantagens de tempo e produtividade.

Outras vantagens resultam da porcentagem alta de peças idênticas usadas para todos os tipos de aplicação de fôrma e da tecnologia de montagem completamente diferente. Os meios de conexão e conexões do sistema são fixados sem esforço na posição engatando, encaixando, girando ou aparafusando – na medida do possível, sem qualquer proteção adicional através do uso de um martelo. A redução resultante nos níveis de ruído é tanto uma vantagem para os locais de construção em áreas residenciais ou urbanas, com é para trabalhos de renovação de edifícios existentes.

Mesmo durante a limpeza, manutenção ou operações de reparo, a fôrma PERI DUO alcança um alto nível de eficiência econômica. Superfícies feitas de materiais compostos de fibra são fáceis de limpar e uma mudança de formato não resulta em nenhum tempo de inatividade do sistema, mas pode ser realizada diretamente no canteiro de obras em apenas alguns minutos por meio de uma chave de fenda.

Solução com um Sistema de construção leve

Redução maciça de peso sem sacrificar a resistência, rigidez e capacidade de carga da construção – uma breve descrição da construção leve com materiais compostos de fibra, que também foi o modelo para o desenvolvimento do PERI DUO. No entanto, embora a construção leve tenha se tornado um recurso arquitetônico estabelecido para a construção de estruturas de apoio ou para materiais de construção com peso otimizado, esse desenvolvimento ainda está em sua infância para máquinas e equipamentos de construção.

Em particular, em combinação com materiais compostos de fibra, o tema da construção leve foi recebido com ceticismo. Na área de ferramentas de plástico e equipamentos de trabalho, é frequentemente assumido que produtos de construção semiprofissionais estão em uso com força mecânica insuficiente. Este é um equívoco significativo de um método de projeto e produção que é cada vez mais visto como uma competência chave no futuro da indústria de fabricação, em função da redução de recursos materiais e energéticos. Um ponto de vista que a PERI compartilha há muito tempo e está cada vez mais integrado ao seu programa de desenvolvimento de produtos.

Para o PERI DUO, os três princípios mais importantes da construção leve foram incorporados ao desenvolvimento do produto – material, design e construção leve do sistema. O design de material leve corresponde ao uso de compostos de fibra leves e de alta resistência. O design leve é realizado através da construção em forma de cassete dos painéis DUO. A integração de múltiplas funções no painel da fôrma DUO ou conexões e conectores DUO cumpre completamente o princípio da construção leve do sistema.

Material sustentável e conceito de produção

A PERI realiza um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento em materiais leves metálicos e não metálicos. Um resultado disso é o aumento do uso de compostos de fibra. Estes baseiam-se numa matriz de polímero em que as fibras com maior resistência e rigidez são incorporadas de acordo com as cargas externas.

Além da otimização das características técnicas, os materiais compostos de fibra permitem um design de componentes virtualmente ilimitado. Nas operações no canteiro de obra, elas se destacam devido ao seu baixo peso, alta absorção de pressão e maior durabilidade contra umidade, já que esses componentes não encolhem, incham ou enferrujam. Também em relação à estabilidade a longo prazo ou do ponto de vista da sustentabilidade, o composto de fibra utilizado garante um balanço totalmente positivo.

O PERI DUO é feito usando um processo de fabricação com desperdício zero que resulta na não produção de resíduos. Todas as matérias-primas são integradas no processo de produção. O conceito de ciclo de vida segue o princípio do cradle-to-cradle, que distingue entre ciclos naturais fechados e técnicos. Assim, ao final de seu uso, os materiais não são mais descartados como resíduos em aterros sanitários ou incineradores, mas são completamente preservados como nutrientes ou recicláveis. Em consonância com esta economia cíclica fechada, o material do DUO permanece como um material após a reciclagem e pode ser uso para novos produtos, como forros para obra.

Link relacionado: www.duo.peri.com/pt

Contato
Martina Pankoke
+49 (0) 7309.950-1191
envie um email