Túnel Audi, Alemanha
Ingolstadt, Alemanha
O chamado túnel Audi, a linha da recém-construída conexão de trem ICE entre Nuremberg e Munique, cruza uma parte das instalações da empresa do fabricante de automóveis Audi underground. Com relação a usinas de produção sensíveis à vibração, a ideia de uma jateamento de mineração do tubo do túnel não era uma opção. A construção foi realizada com o método de construção de corte e cobertura. Após a conclusão das paredes do diafragma e do fundo abaixo do solo, as paredes do túnel externo foram formadas de lado único e concretadas contra as paredes de retenção.
ARGE Tunnel/Einführung Ingolstadt
Walter Bau-AG, together with DYWIDAG underground branch, Munich and Ed. Züblin AG, Munich
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Projetos Internacionais
O Projeto
Impressões do processo do projeto
Para betonagem unilateral contra paredes existentes, a pressão completa do betão fresco exercida na área de formas tem que ser transferida para o solo através de uma ancoragem de acordo com a estrutura da braçadeira. Para cada estrutura de escora, havia duas amarras do sistema DW 26 para suportar com segurança as altas cargas (carga admissível 2 x 250 kN).
Na área do portal no sul, a altura da parede se desvia da seção transversal padrão. A altura máxima de 9,60 metros foi concretada em duas etapas. Até uma altura de 6,55 metros, foram utilizados quadros de contraventamento e elementos de formas para painéis TRIO e, para o segundo passo de betonagem, os elementos TRIO nos suportes de escalada SKS 180.
Na área do portal no sul, a altura da parede se desvia da seção transversal padrão. A altura máxima de 9,60 metros foi concretada em duas etapas. Até uma altura de 6,55 metros, foram utilizados quadros de contraventamento e elementos de formas para painéis TRIO e, para o segundo passo de betonagem, os elementos TRIO nos suportes de escalada SKS 180.
Suporte de fixação PERI V para a montagem eficiente dos tirantes quando as estruturas de suporte são utilizadas.
A laje do túnel foi concretada após as paredes do diafragma e apoiada sobre elas. Depois disso, o trabalho de escavação teve início, começando no portal de entrada.
Olhar detalhado na ancoragem do quadro de suporte com o suporte de fixação PERI V.
Vista de uma parede com duas unidades de formas de painéis TRIO acoplados e unidades de estrutura de braçadeira com seções Waler para um segmento de concretagem (direita) e vista de corte (esquerda).
Plano de aterramento das posições da estrutura de escora para um comprimento de ciclo de concretagem com formas de terminação e posições de amarração.
Para betonagem unilateral contra paredes existentes, a pressão completa do betão fresco exercida na área de formas tem que ser transferida para o solo através de uma ancoragem de acordo com a estrutura da braçadeira. Para cada estrutura de escora, havia duas amarras do sistema DW 26 para suportar com segurança as altas cargas (carga admissível 2 x 250 kN).
Na área do portal no sul, a altura da parede se desvia da seção transversal padrão. A altura máxima de 9,60 metros foi concretada em duas etapas. Até uma altura de 6,55 metros, foram utilizados quadros de contraventamento e elementos de formas para painéis TRIO e, para o segundo passo de betonagem, os elementos TRIO nos suportes de escalada SKS 180.
Na área do portal no sul, a altura da parede se desvia da seção transversal padrão. A altura máxima de 9,60 metros foi concretada em duas etapas. Até uma altura de 6,55 metros, foram utilizados quadros de contraventamento e elementos de formas para painéis TRIO e, para o segundo passo de betonagem, os elementos TRIO nos suportes de escalada SKS 180.
Suporte de fixação PERI V para a montagem eficiente dos tirantes quando as estruturas de suporte são utilizadas.
A laje do túnel foi concretada após as paredes do diafragma e apoiada sobre elas. Depois disso, o trabalho de escavação teve início, começando no portal de entrada.
Olhar detalhado na ancoragem do quadro de suporte com o suporte de fixação PERI V.
Vista de uma parede com duas unidades de formas de painéis TRIO acoplados e unidades de estrutura de braçadeira com seções Waler para um segmento de concretagem (direita) e vista de corte (esquerda).
Plano de aterramento das posições da estrutura de escora para um comprimento de ciclo de concretagem com formas de terminação e posições de amarração.
Informações do Projeto
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