You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

Palácio do Gelo

Dados de Projetos

Localização: Viseu, Portugal

Período de construção: 2005 - 2007

Requisitos

  • O Palácio do Gelo, situado na cidade de Viseu, foi construído em 1996. Constituído pelo Palácio dos Desportos, Palácio da Saúde e Palácio dos Congressos, integrou diversos equipamentos de desporto, saúde, entretenimento, comércio e serviços. Este complexo encontra-se actualmente a ser alvo de uma profunda transformação envolvendo a sua demolição e reconstrução integral.
  • O novo Palácio do Gelo, com uma área total de aproximadamente 200 mil m², terá agora 9 pisos, que incluirão diversos serviços como escritórios e galerias comerciais (incluindo um hipermercado), equipamentos desportivos (incluindo 4 piscinas, uma das quais olímpica), equipamentos de saúde e bem-estar (entre os quais um SPA), restaurantes, equipamentos de diversão e lazer (pista de gelo e 12 salas de cinema, entre outros). Este novo complexo passará a ser o segundo maior centro comercial do país.
  • A PERI Portugal projectou e forneceu os sistemas de cofragem e escoramento para a execução das lajes deste projecto, que envolverá aproximadamente 100 mil m³ de betão.

Cliente

Fernando Alves Simões, Lda.

Benefícios para o cliente

  • Sistemas PERI utilizados revelaram-se como os mais adequados, rápidos e funcionais.
  • Devido ao número reduzido de componentes, conseguiu-se grande flexibilidade, velocidade e facilidade de montagem e movimentação.
  • Adaptação perfeita dos sistemas à geometria variável e complexa.


 

 

Sr. Henrique Duarte
Responsável Compras/Produção

A PERI apresentou uma solução eficaz para a obra e cumpriu os objectivos propostos.

Soluções PERI

  • O sistema de cofragem projectado, baseado no sistema MULTIFLEX, envolveu cerca de 6.000 vigas VT-20K; este sistema revelou-se bastante vantajoso neste tipo de obra devido essencialmente à sua flexibilidade, velocidade e facilidade de montagem e movimentação.
  • O sistema de escoramento baseou-se no sistema PERI UP ROSETT tendo sido envolvidos aproximadamente 20.000 m³ de equipamento. A elevada dimensão das áreas a betonar com pé direito constante, a facilidade e velocidade de montagem devido ao seu reduzido número de peças e, finalmente, a projecção de uma modulação constante e perfeitamente adaptada à geometria das lajes, justificaram plenamente a escolha deste sistema de escoramento.
  • A laje de cobertura da piscina, com aproximadamente 2.850 m² e um pé direito de 9,20 m, constituiu o desafio mais exigente em termos de solução de cofragem e escoramento, uma vez que esta apresenta um reticulado de vigas transversais e longitudinais verdadeiramente complexo, algumas das quais com 1,90 m de altura e geometria variável.
  • No entanto, e apesar de todos os problemas enfrentados devido à complexidade do projecto, os sistemas PERI utilizados revelaram-se como os mais adequados, rápidos e funcionais.