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Eixo Norte/Sul Lisboa

Dados de Projetos

Localização: Lisboa, Portugal

O Projecto do Eixo Norte/Sul, integrado no âmbito do Instituto de Estradas de Portugal, visa as Ligações entre o Norte e o Sul de Lisboa, permitindo o escoamento rodoviário no interior de Lisboa, através de uma via rápida, a ligação Norte é efectuada segundo as Vias A1, A8, CRIL e CREL , enquanto a Ligação Sul e efectuada através da Ponte 25 de Abril.

A Passagem Superior PS16B faz a Ligação entre a CRIL e o Eixo Norte-Sul , pois o Projecto visa a conclusão da obra nas ligações a Norte de Lisboa, uma vez que as ligações a Sul de Lisboa já se encontram concluídas em conexão com a Ponte 25 de Abril.

Requisitos

  • A secção transversal do tabuleiro da PS16B é em caixão, com cerca de 12,70 m de largura e 2,00m de altura.

Cliente

Construtora do Tâmega/Zagope, S.A.

Benefícios para o cliente

  • sistemas que se adaptam facilmente às secções existentes e ao prolongamento do tabuleiro, devido à sua flexibilidade e à elevada facilidade de montagem
  • fase única de betonagem do tabuleiro

Soluções PERI

  • A Solução PERI para a execução do tabuleiro, consistiu no sistema PERI UP com Cimbre corrente ao solo ROSETT para o Escoramento e do Sistema VARIO, com vigas GT 24 para a Cofragem, foi utilizado também perfis metálicos IPE550 para vencer os vãos dos Sistemas Vigados sobre a CRIL, nos dois sentidos.
  • Foram utilizados estes sistemas porque se adaptam facilmente às secções existentes e ao prolongamento do tabuleiro, devido à sua flexibilidade e à elevada facilidade de montagem.
  • A Solução Técnica teve como princípios a melhor eficiência/rentabilidade de mão de obra do subempreiteiro, remetendo a parâmetros da solução adoptada:
    - Execução de módulos de cofragem com comprimento de 3.30m, evitando desta maneira a desmontagem da totalidade do painel;
    - Aproveitamento de painéis das abas laterais dos tabuleiros;
    - Utilização de abraçadeiras universais para melhor localizar as correias no posicionamento com as forquetas do cimbre;
    - Para a solução do tabuleiro em causa, ou seja em caixão, utilizou-se para a Cofragem do interior um Sistema misto, ou seja, Correias standard + Correias Especiais, permitindo desta maneira uma mon tagem mais rápida e sem acerto de ângulos;
    - O Cimbre e a Cofragem do tabuleiro foi preparada para se efectuar uma única fase de betonagem.