You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

Aproveitamento Hidroeléctrico de Ribeiradio-Ermida

Dados de Projetos

Localização: Sever do Vouga, Portugal

A barragem de Ribeiradio é uma barragem de betão, perfil gravidade, com 76m de altura máxima e com um desenvolvimento de 262m. Estima-se que sejam utilizados 375.000m3 de betão e que entre em funcionamento em 2014. 

Requisitos

A PERIcofragens projectou os sistemas de cofragem, consolas trepantes e de apoio e acessos do escalão de Ribeiradio.

Cliente

Ribeiradio-Ermida ACE

Benefícios para o cliente

  • Painéis e consolas  para betonagens a uma face permitem optimização de sistemas e ciclos de betonagem curtos
  • Plataformas niveladas nas consolas permitem superfíciee amplas de trabalho e horizontais, mesmo em paramentos inclinados
  • Redução de elementos perdidos
  • Cofragem e escoramento que permitem uma rápida desmontagem e reposicionamento

 

Engº Pedro Amaral e Engº Domingo dos Santos Martin
Responsáveis de Produção

Soluções PERI

  • A utilização de painéis PERI VARIO em conjunto com as consolas trepantes SKS180-TR para betonagens a uma face permite uma optimização de todo o conjunto e ciclos de betonagem curtos. Assim, têm-se painéis com 4.80m de largura máxima e 2.0m de altura, levando a uma optimização do painel de cofragem, da resistência das consolas e respectivas ancoragens. A utilização de plataformas niveladas nas consolas SKS180-TR permite ter sempre uma superfície de trabalho horizontal, mesmo em paramentos inclinados. A possibilidade da recuperação da barra DW da ancoragem permite a redução de elementos perdidos.
  • Em betonagens a duas faces é possível a utilização de consolas KGF240 para apoio da cofragem, permitindo ter também amplas plataformas de trabalho. Quando há a necessidade de escorar cargas significativas são utilizadas consolas SKSF240 com ancoragens M36/DW26.
  • As galerias interiores do corpo da barragem são executadas com cofragem PERI TRIO e escoramento com tensores SLS, permitindo uma rápida desmontagem e reposicionamento para a próxima betonagem, cumprindo os curtos ciclos de betonagem.
  • Nos pilares utiliza-se cofragem PERI RUNDFLEX para garantir a geometria em parábola a montante. Na zona inferior dos pilares é utilizada cofragem PERI VARIO em conjunto com cimbre PERI UP ROSETT e consolas SB-A0+A+B+C de modo a conseguir escorar todo o pilar que se projecta para fora do paramento.
  • Para acesso às frentes de trabalho utilizam-se torres de escadas PERI UP ROSETT, tanto entre blocos como acesso principal a montante do Bloco 10. Esta torre de escadas principal tem uma altura de aproximadamente 60.0m
  • Para acesso às frentes de trabalho utilizam-se torres de escadas PERI UP ROSETT, tanto entre blocos como acesso principal a montante do Bloco 10. Esta torre de escadas principal tem uma altura de aproximadamente 60.0m