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Acessos Eixo Norte/Sul

Dados de Projetos

Localização: Lisboa, Portugal

O projecto do eixo Norte/Sul, integrado no âmbito do Instituto de Estradas de Portugal, visa entre outras ligações, permitir o escoamento de tráfego rodoviário no interior de Lisboa, através de via rápida com o objectivo de efectuar a ligação entre o Norte, segundo vias A1, A8, CRIL e CREL até à Ponte 25 de Abril.

Requisitos

  • A particularidade desta obra remeteu à pluri-execução em simultâneo de várias frentes de trabalho devido ao prazo, onde o pico de fornecimento de cofragem fora de 7500 m² a meio da obra; subsequentemente, anteciparam-se todos os projectos de cálculo/desenho, tendo em vista não comprometer o calendário proposto.
  • Visando obedecer à produtividade e eficiência de montagem do subempreiteiro de nosso Cliente, apesar da geometria dos diversos tabuleiros não ser idêntica, a execução dos diversos projectos tomaram em linha de conta a melhor adaptação possível dos painéis de cofragem para reduzir a mão de obra/tempo na rotação de frentes.
  • O projecto global visa a conclusão da obra em referência nos acessos a Norte de Lisboa, referindo que os mesmos estão já concluídos na sua localização a Sul onde permitem já a conexão com a ponte.
  • O eixo já em fase final, obedeceu à execução de diversos tabuleiros, nomeadamente:
    - cinco passagens superiores;
    - três passagens inferiores;
    - quatro viadutos;
    - duas passagens superiores em caixão;
    - um túnel.

Cliente

Construtora do Tâmega/Zagope, S.A.

Benefícios para o cliente

  • execução em simultâneo de várias frentes de trabalho
  • adaptação dos painéis de cofragem para reduzir a mão de obra/tempo na rotação de frentes

Soluções PERI

  • O sistema utilizado foi o PERI VARIO GT-24, com vigas GT 24 L=3,30 m na sua maioria, cuja distância de influência se situou a 1,776 m entre correias.
  • A solução técnica obedeceu aos princípios de melhor rentabilidade/eficiência de mão de obra por parte do subempreiteiro do nosso Cliente, remetendo a parâmetros da solução adoptada: 
    1) execução de módulos onde maioritariamente foram utilizados módulos com comprimento de 3,30 m, evitando assim a desmontagem da totalidade do painel; 
    2) aproveitamento de painéis das abas laterais dos tabuleiros; 
    3) localização de posicionamento das vigas do fundo da nervura para reutilização do contraplacado em diversas frentes; 
    4) utilização de abraçadeiras universais para melhor localizar as correias no posicionamento com as forquetas do cimbre; 
    5) para a solução de tabuleiros em caixão, utilizou-se para a cofragem do interior com sistema misto, ou seja, correias standard + correias especiais, permitindo uma montagem mais rápida e sem acerto de ângulos.