You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

Alargamento da A1 - Lanço Feira/IC24, Santa Maria da Feira

Dados de Projetos

Localização: Santa Maria da Feira, Portugal

  • No total, procedeu-se à demolição e reconstrução de nove passagens superiores, ao alargamento e reforço de duas passagens inferiores e de uma passagem superior ferroviária, assim como à construção de 1.500 m de muros.

Requisitos

  • Esta obra envolveu o consumo de cerca de 30.200 m³ de betão, de 3.300 toneladas de aço e de 1.100 toneladas de betuminoso.

Cliente

Contacto Construções, S.A.

Benefícios para o cliente

  • cumprimento de prazos
  • poucos trabalhos de carpintaria em obra
  • garantia da normal fluência do tráfego rodoviário durante os processos
Engº Rui Moutinho
Director de Obra

A parceria Contacto/PERI na Empreitada Alargamento da A1 entre o nó da Feira e o nó com o IC 24 revelou-se uma maior valia para o cumprimento de prazos e satisfação do Cliente (Brisa).

Soluções PERI

  • Os projectos de cofragem e cimbre executados pela PERI foram baseados nos sistemas TRIO (para os muros), VARIO e ROSETT (para a cofragem e cimbre dos tabuleiros, respectivamente), tendo sido também utilizado o sistema MULTIFLEX de forma pontual.
  • A cofragem da generalidade das obras de arte foi baseada no sistema VARIO, tendo sido utilizadas vigas VT-20K com L = 3,90 m (maioritariamente). O alargamento horizontal das vigas do tabuleiro junto aos pilares trouxeram uma dificuldade acrescida ao projecto, a qual foi prontamente resolvida através de módulos de cofragem mais pequenos e em degraus, por forma a minimizar o esforço do Cliente em termos de trabalho de carpintaria em obra.
  • No que diz respeito ao cimbre ROSETT, o principal desafio foi a projecção de dois sistemas vigados (gabarits), com 11,00 m de vão cada, por forma a garantir a normal fluência do tráfego rodoviário durante os processos de montagem da cofragem e betonagem das obras de arte.