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Viaduto da Ribeira de Perofilho

Dados de Projetos

Localização: Rio Maior, Portugal

Dois traçados de pontes curvos em paralelo irão conduzir futuramente a autoestrada A15 sobre o rio Perofilho. 
 

Requisitos

  • Nesta superstrutura, os dois tabuleiros e a placa da faixa de rodagem deviam ser betonados de uma só vez.
     

Cliente

ABRANTINA

Benefícios para o cliente

  • tabuleiros e placa da faixa de rodagem betonados de uma só vez
  • vigas treliçadas com grande capacidade de carga

 

Soluções PERI

  • A PERI resolveu esta tarefa difícil com um aparelho de avanço de pontes construído para este efeito, cuja utilização é marcada por operações de trabalho bastante simples.
  • O componente principal desta construção é uma viga treliçada que permite suportar com segurança cargas de 30 ton/metro linear. Os dispositivos eléctricos e hidráulicos garantem um manuseamento fácil dos elementos VARIO suspensos na viga.
  • O programa semanal dos trabalhos com o aparelho prevê três etapas: descofrar – deslocar – cofrar. Para descofrar, os painéis são comandados por sistema eléctrico e deslocados para trás.
  • De seguida, os elementos VARIO suspensos são deslocados por cima da cabeça do pilar seguinte. Depois de virar os painéis VARIO para dentro é efectuado o alinhamento exacto para a geometria da ponte.

Sistemas PERI utilizados