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Viadutos do Seda e Chocanal IC-13 Alter do Chão/ Portalegre

Dados de Projetos

Localização: Portalegre, Portugal

O lanço do IC 13 previsto a executar, tem uma extensão de cerca de 34 km, iniciando-se na EN 369, a Poente de Alter do Chão e terminando na EN 18 a Poente de Portalegre. Está incluído também neste projecto a execução dos Nós de Alter Poente e Alter Norte, Nó do Crato e o Nó de Pisão, está também previsto a Ligação do IC 13 ao Crato e Flor da Rosa, o valor total da proposta que ganhou o concurso do E.P é de 34 586 718 € a empresa vencedora foi a O.P.C.A (Obras Publicas e Cimento Armado, S.A) o prazo de execução global é de 720 dias tendo o auto de consignação sido assinado a 9 de Junho de 2006.



 

Requisitos

  • A ponte sobre a Ribeira da Seda tem uma extensão total de 595 m de comprimento uma largura de 15m e um afastamento entre pilares de 35 metros, a altura máxima do viaduto ao solo é de 25,3mts ,
  • A ponte sobre a Ribeira do Chocanal tem uma extensão de 301 mts uma largura de 12,5 mts e uma altura máxima de 21,5 mts.

Cliente

OPCA

Benefícios para o cliente

  • sistema "viajante" de cofragem com o sistema VARIO Plus 
  • sistemas funcionais, resistentes e com elevados rendimentos de montagem
  • um tabuleiro betonado por semana 
Engº Luís Minau Lopes
Director de Obra (Obras de Arte Especiais)

Para a execução dos tabuleiros da Ponte sobre a Ribeira de Seda e Ponte sobre a Ribeira de Chocanal, incluídos na empreitada do IC13 Alter do Chão/Portalegre, a PERI apresentou a melhor solução técnica para a execução do cimbre ao solo e cofragem dos tabuleiros, indo ao encontro das expectativas da OPCA para a realização destes trabalhos.
O sistema de cofragem “viajante” sobre cimbre ao solo desenvolvido pela PERI tem registado ritmos de execução elevados para este tipo de estruturas, permitindo à OPCA cumprir com os prazos definidos para a execução desta actividade.
Durante a concepção, desenvolvimento e implementação do projecto de cimbre e cofragem de tabuleiros a PERI teve sempre em consideração as elevadas exigências de segurança usuais para este tipo de trabalhos, desenvolvendo para o efeito um inovador sistema de plataformas de trabalho.

Soluções PERI

  • A Peri participou na execução das duas principais pontes deste trajecto, quer na montagem do cimbre de apoio a cofragem, quer no fornecimento e execução da cofragem dos tabuleiros bem como na execução da betonagem trabalhos estes últimos em consorcio com a empresa D.T.G.R. 
  • A necessidade de um elevado ritmo de produção levou a que fosse idealizado um sistema viajante de cofragem que foi executado utilizando o sistema Vario Plus c/rodados adaptado as duas nervuras existentes e que alargam a sua secção junto ao pilar, o estudo foi feito de modo a minimizar o numero de operações a executar no ciclo de cofragem , este sistema desliza sobre perfis UPN colocados sobre plataformas de trabalho.
  • As plataformas de trabalho foram resultado de um trabalho em que se procurou aliar á produção as mais elevadas garantias de segurança na execução dos trabalhos do tabuleiro, estas plataformas foram feitas com correias Srz soldadas transversalmente a perfis Heb 160 estas plataformas foram pré-montadas no solo, assoalhadas e delimitadas perimetralmente com guarda-corpos sendo em seguida elevadas e colocadas sobre o cimbre com auxilio de grua móvel .O sistema de cimbre utilizado é o Peri-Rosett um sistema muito funcional resistente e com elevados rendimentos de montagem.
  • Aliado a excelência das soluções técnicas elaboradas pelo departamento técnico e uma boa coordenação em obra, o profissionalismo das equipes de produção da DTGR e da PERI-UP contribuíram de forma muito relevante solucionar todas as dificuldade encontradas e chegarmos a um ritmo de produção de um tabuleiro betonado por semana tendo inclusive montado e desmontado 12000 m3 cimbre em 7 dias indo assim de encontra as expectativas do nosso cliente.