You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

Ponte sobre o Rio Tua

Dados de Projetos

Localização: Vila Real, Portugal

A Ponte sobre o Rio Tua localiza-se ao km 149+900 da EN108 e destina-se a atravessar o vale deste Rio, tendo sido inaugurada em 1940.

A Ponte é integralmente de betão armado e apresenta um desenvolvimento total de cerca de 122.50m e uma largura de 8.00m.É constituído por 1 arco central em conjunto com as vigas longitudinais do tabuleiro e dos montantes.

O Projecto de Reabilitação da Ponte sobre o Rio Tua tem como objectivo reforçar a estrutura e introduzir uma protecção geral para a estrutura de betão armado e reparar algumas deficiências localizadas na obra.

A intervenção da PERI nesta obra foi a montagem de uma estrutura metálica, constituída essencialmente por componentes “Peri UP Sistema Rosett Flex”, com uma geometria rectangular, cuja função foi a de criar uma plataforma de trabalho que permitiu o acesso à superfície total de betão, esta estrutura foi aplicada na ponte para a execução da “Empreitada para a Reabilitação e Reforço da Ponte sobre o Rio Tua”, a executar pela empresa “CONDURIL, S.A.".

A estrutura “Rosett” tem uma altura máxima de aproximadamente 25.00m, uma largura na base de 10.25m e no topo de 11.75m.

Comprimento: 120 m
Largura da arcada: 80 m
Período de construção: 2009

Requisitos

  • acesso seguro a todas as superfícies
  • plataformas de trabalho para trabalhos de reparação
  • período de construção de apenas 7 meses

Cliente

Conduril S.A., Ermesinde

Benefícios para o cliente

  • trabalhos terminados antes do tempo de construção programado
  • montagem rápida
  • grande capacidade de carga
  • flexibilidade nos ajustes
Bernardo Carmo, Construction Manager, Ponte Rio Tua
Bernardo Carmo
Director de Obra

Em termos gerais, a Reabilitação da Ponte sobre o rio Tua, consiste no reforço das lajes e vigas dos tabuleiros, substituição dos passeios e guardas, reparação das zonas de betão degradado e armaduras com sinais de corrosão, substituição de aparelhos de apoio e juntas de dilatação, injecção de fissuras e reparação de superfícies de betão e argamassas de reboco.
O sistema PERI UP 70 Rosett, implementado em obra, para além da sua rápida montagem, possui uma elevada capacidade de carga, o que permitiu a movimentação, nas plataformas de trabalho, material e equipamento pesados para reforço das vigas conjuntamente com os trabalhadores, eliminando assim o recurso a gruas.
Por ser um sistema versátil, e devido às incongruências existentes entre o projecto e a estrutura real, permitiu que se conseguisse remodelar a estrutura PERI, inicialmente prevista, sem adulterar o seu desempenho estrutural.

Soluções PERI

  • estrutura em sistema PERI UP Rosett Flex de geometria rectangular
  • o peso total aproximado da estrutura metálica PERI é de 172.000kg em sistema PERI UP Rosett Flex
  • estrutura ligeira que permitiu e acesso e circulação de pessoas e materiais para a realização dos trabalhos
  • um aspecto relevante foi a montagem das abas laterais em suspenso, reduzindo assim significativamente o peso da estrutura metálica
  • este tipo de estrutura garante sempre a segurança dos trabalhadores durante e após a fase de montagem, utilizando sistemas como por exemplo guardas de segurança no contorno total de cada piso ou de cada zona de intervenção dos trabalhos