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Terminal Norte e Terminal RO-RO do Porto de Aveiro

Dados de Projetos

Localização: Aveiro, Portugal

Os terminais Norte e RO-RO, estão inseridos no complexo da Administração do Porto de Aveiro, prosseguindo com a implementação do Plano de Ordenamento de Expansão do Porto de Aveiro, a ampliação do terminal Norte e a construção do terminal RO-RO.

Requisitos

  • O terminal Norte (cais) tem um comprimento total de 500 m, sendo 250 m no prolongamento do cais existente e 250 m o cais de serviço, situado na perpendicular ao anterior.
  • O terminal (cais) RO-RO tem um comprimento total de 500 m, situado na perpendicular, na extremidade do cais de serviço.
  • Os três módulos que constituem os terminais têm uma secção tipo tabuleiro com uma largura de 25,30 m, formado por uma laje de 0,45 m de espessura, monoliticamente apoiado em 4 nervuras que apoiam em estacas afastadas a 5,00 m.

Cliente

CPTP - Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários e Construções, S.A.

Benefícios para o cliente

  • Sistema hidráulico para elevar estruturas e suportar cargas
  • Estruturas superior e inferior trabalham de forma separada.

Soluções PERI

  • A solução da PERI Portugal consistiu numa estrutura tipo cimbre auto-lançado, projectada para a realização de betonagens de 25 m de desenvolvimento de tabuleiro. Tal como o nome indica, a sua principal característica reside na capacidade de realizar avanços.
  • O cimbre é uma estrutura de composição maioritariamente metálica e é constituído por uma estrutura superior auto-portante que apoia em suportes de carga colocados sobre as estacas, e por três estruturas inferiores que formam a secção do tabuleiro, que apoiam sobre os suportes que estão fixos também às estacas.
  • Está também dotado de um sistema hidráulico, idealizado para elevar os dois conjuntos e para suportar cargas na fase de betonagem.
  • Em fase de betonagem, a estrutura superior suspende as estruturas inferiores. Esta suspensão é conseguida através de varões DYWIDAG distribuídos ao longo dos conjuntos, que são removidos na fase de movimentação, altura em que as estruturas superior e inferior trabalham de forma separada. Em fase de movimentação as estruturas deslocam-se sobre os suportes acima descritos que estão dotados de rodízios.
  • Outra característica inerente ao sistema é a utilização de lajetas de betão pré-fabricadas como cofragem de fundo das nervuras, elementos estes que estão apoiados na estrutura inferior.
  • A cofragem metálica especial projectada apresentou as seguintes características:
    1) secção transversal assimétrica;
    2) as estacas onde são posicionados os suportes de carga e apoio estavam maioritariamente fora do alinhamento, pelo que foi necessário executar suportes com regulação horizontal;
    3) devido ao desalinhamento das estacas foi necessário projectar apoios abatíveis nas estruturas inferiores para apoio das lajetas pré-fabricadas, por forma a que em fase de avanço das estruturas, não colidissem com as estacas;
    4) estruturas inferiores independentes da estrutura superior, para que a estruturas inferiores pudessem avançar e permitir a colocação das lajetas pré-fabricadas e das armaduras;
    5) sistema hidráulico de movimentação vertical e suporte de betonagem com cilindros hidráulicos com porca de segurança.