You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

Metro de Lisboa - Prolongamento da Linha Azul, Estação da Reboleira

Dados de Projetos

Localização: Amadora, Portugal

A participação da Pericofragens na obra envolve o fornecimento de equipamentos de cofragem para o revestimento definitivo dos túneis e andaime móvel de apoio à colocação de tela de impermeabilização e armaduras, bem como o desenvolvimento dos respectivos projectos.

 

Requisitos

  • Para a realização da obra no curto prazo disponível, o Consórcio Nova Estação, ACE optou por criar três frentes de trabalho distintas, operando simultaneamente no túnel Norte e Sul, e ainda nas zonas de secção variável como seja o Posto de Tracção e o Túnel de Ventilação.
  • Como parte integrante dos trabalhos de revestimento final, houve que fornecer igualmente moldes para a execução dos nichos de pessoal e de aparelhos.
  • Houve uma estreita colaboração prévia entre o Consórcio e a PERICofragens no sentido de encontrar as soluções mais adequadas às condicionantes de acesso dos moldes ao túnel e sua montagem, assim como à operação inversa de desmontagem e retirada dos moldes do local de aplicação, visto que a construção da estação, acesso natural à obra, teve que decorrer em simultâneo com o revestimento dos túneis.
  • Estes esquadros, em conjunto com a cofragem VARIO, também foram utilizados na betonagem das paredes de paralização do túnel de ventilação.

Cliente

Nova Estação ACE (Zagope, Soares da Costa, Tâmega, Teixeira Duarte)

Benefícios para o cliente

  • Optimização de recursos
  • Requisitos de segurança assegurados
  • Execução de projecto exigente com rendimento elevado
  • Cumprimento de prazos da empreitada
Engº Nelson Vasques
Responsável da Obra

Os três molde de cofragem de túnel fornecidos pela PERI à obra cumpriram as exigências do projecto, com optimização de recursos e os requisitos de segurança da empreitada.
Estes equipamentos permitiram a execução com elevados rendimentos do revestimento dos túneis e o cumprimento de prazos da empreitada.

Soluções PERI

  • A solução técnica baseou-se na utilização de dois moldes metálicos especiais de secção corrente de túnel de metro, com raio = 4,35 m e comprimento = 10,10 m, providos de sistema hidráulico e sistema de vibração externa a ar comprimido. Cada um destes moldes operou num dos túneis Norte e Sul, executando ciclos diários de betonagem.
  • Foi igualmente utilizado um molde especial metálico de secção variável, regulável para as secções do posto de tracção de raios = 5,02 m e 6,00 m. Este molde tem um comprimento = 5,00 m e está também equipado com sistema hidráulico e de vibração externa. Foi aplicado para executar as zonas de transição cónicas entre variação de secções numa extensão total de cerca de 42 m, com recurso à aplicação de um forro de madeira em cunha revestido a contraplacado adaptado sobre o forro original metálico. Serviu igualmente de cofragem e suporte para o contorno da base da parede de transição no posto de tracção e túnel de ventilação.
  • O molde variável foi ainda utilizado na execução do revestimento definitivo do túnel de ventilação com uma secção de raio = 7,36 m, incluindo o contorno da viga de ligação deste túnel ao poço de ventilação.
  • Outra zona de particular detalhe de execução, foi a ligação entre o túnel de ventilação e o túnel corrente, em que se intersectavam os dois túneis num ângulo de cerca de 95º, ou seja, não perpendicular. Nesta zona houve que compensar o desequilíbrio da betonagem, dado que apenas um dos lados do molde recebia betão, coincidindo o outro lado com a abertura de acesso ao túnel de ventilação. Para compensar este desequilíbrio foram aplicados esquadros SB ancorados na soleira a escorar o lado vazio do molde.