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Viaduto Transrhumel

Dados de Projetos

Localização: ARGÉLIA, Constantine, Portugal

A obra foi gerida desde o início através de reuniões de kick-off, de forma a obter as melhores soluções para este projecto de complexa configuração / estrutura geométrica (aduelas zero / VSP).

 

Requisitos

  • O Viaduto de Transrhumel é uma longa ponte suspensa por cabos (750m) sobre o rio Rhumel, na cidade de Constantine, rumo a norte, em direcção ao mar mediterrâneo ligando à auto-estrada.
  • O tabuleiro tem 4 faixas, 2 em cada direcção com uma largura aproximada total de 27m. É suportada por 6 pilares (P1, P2, P5, P6, P7 e P8) e 2 pilares principais/mastros (P3 e P4).

Cliente

Andrade Gutierrez, Brasil / Zagope, Portugal

Benefícios para o cliente

  • A solução PERI permitiu ao cliente betonar 4 aduelas (VSP) com um jogo de cofragem (Pilares P3, P4, P1 e P6). 
  • Uma equipa trabalhou na betonagem da parte inferior da aduela zero, outra na parte superior, utilizando cofragem especial, posicionando-a no topo da aduela. Deste modo, foi possível descofrar o sistema inferior e utilizá-lo na próxima aduela, enquanto a segunda equipa terminava a betonagem das abas da aduela anterior com o método de suspensão.
  • Esta solução acelerou o ciclo de betonagem, originando uma enorme poupança de tempo. 
  • O cliente coordenou da melhor maneira, originando bons resultados. 
  • Estes divisão em fases resultou numa excelente optimização do tempo para o cliente. 
  • Os bons resultados com esta solução para as aduelas levaram o cliente a utilizá-la adicionalmente na execução de mais duas aduelas nos pilares P2 e P5.
Engº Nelson Vasques
Gestor de Projecto

Ao utilizar os sistemas de cofragem, o projecto foi eficiente, económica, eficaz e rápido. Permitiu que o projecto decorresse de forma tranquila. A assistência / supervisão PERI em obra foi positiva, útil e benéfica. Permitiu que a PERI actuasse não apenas como fornecedor, mas como um parceiro neste projecto.

Soluções PERI

  • A aduela zero (VSP / Voussoir sur pile) foi realizada com a PERI, bem como os vãos extremos do tabuleiro (lado norte e sul). A cofragem utilizada para as aduelas: cofragem especial / VARIO KIT; para execução de abas de tabuleiro foi usada uma solução com recurso a cofragem suspensa.
  • Foram aplicados os sistemas VARIO KIT para a laje de fundo / betonagem das abas a cerca de 28m de altura, escoramento para cargas elevadas VST e PERI UP Rosett nos vãos extremos do tabuleiro (voussoir) assim como cofragem VARIO.
  • O sistema TRIO foi utilizado para os encontros.
  • O cliente adoptou para a construção do tabuleiro Carros de Avanço/Balanced Cantilever Carriages (BCC), que partiram das Aduelas (VSP) no P1, P3, P4 e P6.
  • A PERI foi contratada pela sua solução para construir a solução de execução de Aduelas (VSP) nestes pilares. A solução consistiu num método de construção em 3 fases, composto pela execução da parte inferior do tabuleiro (10,50 m de comprimento) utilizando cofragem VARIO, apoiado em consolas RCS e SB na primeira fase. Na segunda, o mesmo sistema de apoio / suporte recebeu a cofragem para a construção de todos os elementos verticais da Aduela na mesma extensão.
  • A fase intermédia foi a construção do interior do tabuleiro da Aduela, em toda a sua extensão apoiado em escoramento Rosett, montado no interior da Aduela sobre a laje de fundo (primeira fase). Após completar estas duas fases, ficou construída toda a parte central do tabuleiro com um comprimento total de 10,50 m centrados sobre cada pilar. Agora, o sistema utilizado na 1ª fase pode ser desmontado e deslocado para o próximo pilar, enquanto o novo sistema é montado para a construção restante das abas do tabuleiro em ambos os lados ao mesmo tempo.
  • Para esta nova etapa, a PERI utilizou uma Estrutura Metálica especial superior com plataformas suspensas de cada lado, que suportam o sistema de cofragem VARIO, que será utilizado para a cofragem das abas do tabuleiro. Esta última fase foi dividida em 3 partes, cada uma com aproximadamente 3,50 m de comprimento.
  • Devido às diferentes formas geométricas das Aduela nos pilares P3 e P4 e nos Pilares P1 e P6, a sequência das 3 fases foi diferente, iniciando-se no meio e movendo-se para os topos e finalizando no meio num dos pares (P1 e P6), e começando no meio e concluindo nos topos no segundo par (P3 e P4).
  • A excelente performance da solução levou o cliente a optar por construir adicionalmente as Aduelas nos pilares P2 e P5 usando o mesmo sistema.